Depois do sucesso da primeira Bisca, o jogo continua!
Desta vez os três – Nuno Nobre, gastrónomo; Luís Rodrigues, chef da Pousada de Lisboa (Pestana Hotels) e Vasco Lello, chef do Memmo Príncipe Real Hotel – vão até aos Açores para uma partida no Wine in Azores.

Assim, de 19 a 21 de outubro, em Ponta Delgada, num pop up que promete surpreender (showcookings, tertúlias com figuras do universo gastronómico, entre outras iniciativas), vai poder provar-se um menu inspirado na cozinha tradicional do arquipélago açoreano em geral e da ilha de São Miguel em particular que tem como ponto de partida produtos regionais como o peixe (fresco e seco), o queijo, a carne de vaca, massa sovada, vários tipos de legumes e a tão local açafroa (uma especiaria única, que dá um sabor único aos alimentos).  

Lado a lado com mais de uma centena de produtores de vinho que marcam presença na 10.ª edição do Wine in Azores, a ementa da Bisca dos 3 vai incluir duas sopas – Sopa de Peixe Seco e Sopa da Pedra Vulcânica – e as já famosas sandes Bisca mas desta vez servidas no bolo lêvedo da região. É o caso da célebre Trifana de Porco (um absoluto êxito na primeira Bisca realizada na Mouraria em junho passado), da Alcatra (com cortume e maionese de pimenta da terra), da Mística de Vaca (com ilha 24 meses e presunto de vaca) e do Prego de Lombo Açoreano (com manteiga de alho e açafroa). Mais há mais: Picapau de Polvo (com vinho de cheiro, linguiça e inhame), Chicharrinho & Chips (com maionese de algas) e outras surpresas que vão variando conforme a inspiração dos 3 da Bisca e dos produtos locais disponíveis.

No Wine em Azores vai ser assim. Para 2019 já estão a ser planeadas novas “partidas” da Bisca que vão desafiar a criatividade dos três mentores e as papilas gustativas de quem faz questão de “ir a jogo”.

Por NNC (texto) Tiago Pinto (fotografia)
www.nunonobre.com