Costuma dizer-se que o tempo voa quando nos estamos a divertir. Além de diversão, uma década de Wine in Azores provou também como é possível um evento empresarial tornar-se num ponto de encontro privilegiado entre produtores, foodies e todos os que se interessam pelo universo do vinho e da gastronomia.

De 19 a 21 de Outubro, o Wine in Azores volta ao Parque de Exposições de Santana, na Ribeira Grande, na ilha açoreana de São Miguel.

Como sempre, a organização procura sempre superar-se e acrescentar novos pontos de interesse a um evento que faz já parte da agenda de açorianos e não só.

A começar pelo número de produtores de vinho presentes. Este ano o objetivo é bater o recorde, ultrapassando os 150 produtores e 2000 vinhos. Mas, como celebrar 10 anos de existência não é para todos, há que assinalar a data. Para isso, foi criado um copo comemorativo em cristal timbrado, produzido na Alemanha pela empresa especialista Schott Zwiesel. A utilização deste copo será obrigatória para participar nas provas e, depois do evento, poderá ser guardado como recordação de uma data tão especial.

Outra grande novidade é a realização paralela do BarFestival in Azores que contará com a presença de vários barmans nacionais que irão demonstrar técnicas e tendências relativamente a bebidas e cocktails, uma área fundamental num momento em que o turismo tanto cresce no país e nomeadamente nos Açores.

Passemos a outro dos pontos fortes do Wine in Azores: a gastromomia. As tasquinhas gourmet complementam na perfeição as provas dos vinhos e os workshops de chefs de renome são sempre um ponto alto do evento. Esta edição, e só para destacar alguns, estará presente pela primeira vez Rui Paula (responsável, entre outros restaurantes, pelo Casa Chá da Boa Nova, com uma estrela Michelin), Vasco Lello (do Hotel Memmo Princípe Real), Luís Rodrigues (Pestana Hotel Group) e, também pela primeira vez, o pop up Bisca dos 3, um projeto inovador que irá certamente movimentar o festival e surpreender todos os que visitem o Wine in Azores 2018. Seja business ou pleasure (como indica o cartaz do evento), não faltam bons motivos para rumar a São Miguel no próximo mês.

Informações e programa em: www.wineinazores.com